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Semana de Tecnologia Metroferroviáriamostra como Turim e Paris trabalharam integração intermodal das cidades

SP, 09/08/2018

 

Semana de Tecnologia Metroferroviáriamostra como Turim e Paris trabalharam integração intermodal das cidades

 

Conferência Bombardier de Abertura trará os cases da Spina Centrale Torino e Paris Rive Gauche, que integraram metrô e ferrovia naquelas cidades

 

Como fazer com que dois dos principais meios de transporte de cidades históricas e com grande fluxo de pessoas e turistas centenária e cosmopolita fossem integrados e ainda criassem um novo cenário urbano? Esse era o desafio dos projetos Spina Centrale Torino e Paris Rive Gauche, que integrariam todo o transporte intermodal de Turim e Paris, respectivamente, ao cenário urbano daquelas cidades, modernizando-o e deixando-o mais atrativo. A Bombardier apresenta a conferência de abertura da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, na qual serão trazidos os cases da Italferr, que modificou a cidade italiana, e da SEMAPA, que transformou um bairro industrial em residencial/urbano, dia 21 de agosto (terça-feira), das 16h às 18h, no Auditório da Unip. A semana segue até dia 24, na Universidade Paulista (Unip) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso).

O case “Spina Centrale  Torino, Metrô e Ferrovia  – Restituição dos Espaços da Cidade” será mostrado por Marco Stegher, area manager Americas da Italferr (empresa que realizou o projeto), e Marco Gerace, diretor técnico da Geodata (parceira da Italferr em diversos projetos pelo mundo). Já Françoise Méteyer-Zeldine, conselheira de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França, palestrante em nome da Société d’Etudes, de Maîtrise d’ouvrage et d’Aménagement Parisienne (Semapa, Empresa de Estudos, Gestão de Projetos e Planejamento Parisiense, em tradução do francês), traz o case “Paris Rive Gauche: A Transformação de um Território Industrial e Ferroviário em Bairros Urbanos”.

No case de Turim, será mostrado o desafio, objetivos e resultados do projeto, considerado modelo internacional de transformação urbana. O Spina Centrale visava colocar Turim em modernos contextos social e econômico,  tendo como base o transporte intermodal. Tinha como ponto foco central e maior desafio transformar a cidade para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, que aconteceria lá. A base era um novo plano urbano (PGR), aprovado em 1995 para isso. Os maiores desafios era criar conexões intermodais em conjunto com espaços urbanos que surgiriam, com amplos benefícios à cidade, seus moradores e visitantes. São quase 1,5 mil quilômetros de trilhos, que foram rebaixados, criando um moderno conceito de transporte subterrâneo, substituindo as linhas centenárias e introduzindo novos espaços urbanos, que foram aproveitados pela iniciativa privada e poder público. O projeto criou estações locais e ligações com outras cidades, em um projeto moderno é ímpar, restituindo, por meio subterrâneo e integrado ao metrô e ferrovia, todo o espaço urbano da cidade.

Em Paris, durante 30 anos foi desenvolvido projeto de requalificação da margem esquerda do Rio Sena, tradicionalmente dedicada a usos industriais e com forte presença de trilhos servindo a estação de trens interurbanos de Austerlitz, a Paris Rive Gauche, que se estende a partir da Gare d’Austerlitz, em Ivry-sur-Seine, em 130 hectares, ao longo do Sena. A saída da capital francesa, das fábricas e oficinas, deixou hectares de terrenos que a municipalidade escolheu urbanizar de forma planejada por meio de uma empresa de economia mista, a Semapa. Desenvolveu-se uma verdadeira cidade nova com participação público-privada. Para acabar com a ruptura urbana e dar continuidade ao projeto na margem direita, sempre mais valorizada, a Semapa decidiu cobrir os trilhos da estação Austerlitz criando assim mais espaço para construir e transformando totalmente a percepção das margens do Rio Sena.

A Italferr, responsável pelo projeto de Turim, é uma empresa de origem italiana com mais de 30 anos de atuação local e internacional, com projetos realizados na Itália, Estados Unidos, Peru, Argentina e Brasil. A Geodata, também italiana, mas com escritórios no Brasil e outros 24 países, é uma empresa de engenharia independente criada em Turim, em 1984, especializada em design underground de trabalho. Marco Stegher é engenheiro sênior de transportes com 17 anos de experiência em projeto e planejamento, especialmente no setor ferroviário em todo o mundo. O também engenheiro Marco Gerace tem mais de 15 anos de experiência em projetos urbanos e planos estratégicos, no Brasil e no exterior.

Já a SEMAPA, é uma empresa pública de desenvolvimento urbano cujas principais atividades são planejamento urbano e gerenciamento de projetos. Realiza estudos urbanos, arquitetônicos, paisagísticos e ambientais para definir e planejar programas; administra a viabilização de terrenos; organiza consultas para a venda dos direitos a serem construídos para promotores públicos ou privados.

Com o tema “A Evolução Passa Por Aqui”, a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018. O evento objetiva alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos, o evento valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje. Serão cinco painéis, três seminários e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas.

O público consistirá de presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma. Conheça a programação no site: semanadetecnologia.com.br/24semana/.

 

Serviço

24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr Lounge Experience 2018

Data: 21 a 24 de agosto de 2018

Local: Universidade Paulista – UNIP – Unidade Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – São Paulo)

Informações: (11) 3284-0041/3287-4565 – http://www.semanadetecnologia.com.br/24semana/

 

Sobre a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 21 a 24 de agosto. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

 

Informações à Imprensa:

Via Brasil Comunicação

Ana Lúcia Lopes – ana@viabrasilcomunicacao.com.br

Marco Barone – contato@viabrasilcomunicacao.com.br

Telefone: (11) 98655-5258