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Semana de Tecnologia Metroferroviária realiza dois importantes seminários em seu terceiro dia

ANTP e Fiesp debateram temas como articulação metropolitana, papel do
poder público,
potencial das short lines e diversificação de cargas e corredores

 

No terceiro dia da 24º Semana de Tecnologia Metroferroviária, quinta-feira (23), aconteceram dois importantes eventos: o XII Seminário Metroferroviário da ANTP, promovido pelaAssociação Nacional de Transportes Público (ANTP); e o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, organizado pela Fiesp. Ambos tiveram a parceria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

O XII Seminário, encontro bienal da ANTP, objetivou fomentar a atualização técnica dos participantes, além de mostrar novos lançamentos, programas, projetos, produtos e serviços do segmento, em âmbitos nacional e internacional. O encontro foi dividido em quatro sessões, sendo as duas primeiras no dia 23. A primeira sessão, sobre Articulação Metropolitana, foi coordenada por Luiz Carlos M. Néspoli, superintendente da ANTP, e teve como debatedores Fernanda Maria Meneghello, diretora Técnica da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), da Baixada Santista; Flavia Mourão Parreira Amaral, diretora-geral da AGEM de Belo Horizonte/MG; Eduardo Hotz, presidente do Metrô de Fortaleza (Metrofor); Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão do Metrô-SP; e Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho, assessora da Presidência da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA).Na oportunidade, os convidados tiveram a oportunidade de debater o modelo de gestão metropolitana em suas respectivas cidades e colocaram em discussão questões relacionadas ao fundo de financiamento também foram colocadas na pauta do debate.

Na segunda sessão,sobre “O Papel do Poder Público na Gestão de Uma Rede Concedida”, os debates contaram com Paulo Shibuya, coordenador substituto da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), da Secretaria de Transportes Metropolitanos; Joubert Flores, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e diretor adjunto regional do Rio de Janeiro da AEAMESP; Plinio Assmman, ex-presidente do METRÔ-SP, fundador da ANTP e conselheiro da AEAMESP e Fabio Juvenal, diretor-adjunto de Relações Internacionais da AEAMESP. Com coordenação de Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP, foram debatidos o modelo de gestão e a convivência entre linhas metroviárias concedidas e aquelas mantidas pelo agente público em uma mesma rede de metrô.

II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário – Na parte da tarde, aconteceram as duas sessões do seminário organizado pela Fiesp e discutiu a urgente necessidade de reequilíbrio da matriz de transportes, por meio da ampliação do transporte de carga pelas ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos. A abertura contou com Luís Felipe Valerim (Departamento de Infraestrutura – Deinfra, da Fiesp) e Pedro Machado (presidente da AEAMESP), que destacou a importância do tema afirmando que a greve dos caminhoneiros, em maio deste ano, mostrou dependência que o país tem do transporte rodoviário.

A sessão “O Potencial para Short Lines no Mercado Brasileiro” teve coordenação de por Jean Pejo, secretário-geral no Brasil da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF). Os palestrantes/debatedores foram Dalmo Marchetti, gerente setorial de Transportes e Logística do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que falou sobre a visão do órgão federal no tocante ao planejamento da infraestrutura ferroviária; o consultor Frederico Bussinger abordou os papeis histórico atual das short lines (pequenas ferrovias que operam em ramais secundários) no mercado norte-americano. Por fim, Francisco Luiz da Costa, gerente de Planos e Projetos da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, delineou adevolução de trechos subutilizados e como gerar novos negócios na ferrovia.

Na parte final do seminário, sobre o tema “Diversificação de Cargas e Corredores de Integração Regional“, mostrou-se a necessidade do reequilíbrio da matriz de transportes por meio da transferência de carga geral para as ferrovias, ampliando o tráfego de contêineres, combustíveis e outros produtos. Para isso, com coordenação de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Guilherme Penin, diretor Regulatório e Institucional da RUMO; Gustavo Bambini, diretor de Relações Institucionais da MRS Logística; Silvana Alcântara, diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade VLI Multimodalque debateram o plano de negócios com a renovação das concessões. Além disso, Ricardo Kenzo, conselheiro do Instituto de Engenharia (IE), abordoua ocupação do território nacional pela ferrovia; Adailton Cardoso, da EPL, falou sobre como tornar realidade as metas do PNL. O debate também contou com Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP).

Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária aconteceu entre 21 e 24 de agosto. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debateram questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

 

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