Sala 2
T38 – Processo de manutenção dos novos motores de tração ac nas frotas do metrô de SP
Objetivo
Apresentar o trabalho executado dentro da Oficina de Motores de Tração do Metrô SP
Relevância
Manter a manutenção desses motores com a mesma qualidade, eficiência e rapidez
Descrição
Durante muito tempo as manutenções dos motores de tração de corrente alternada foram tratadas de forma semelhante as realizadas em motores de corrente contínua. Porém com a Modernização das Frotas do Metrô SP e a entrada de novos motores, surgiu um novo desafio: manter a manutenção desses motores com a mesma qualidade, eficiência e rapidez com que são realizadas as manutenções dos antigos motores de corrente contínua. Sendo o Metrô SP referência na área de manutenção destes equipamentos o desafio foi aceito. As manutenções dos motores de tração de corrente contínua já estão consolidadas, tanto no Metrô SP quanto em outras empresas, haja vista a sua utilização de longa data em diversos sistemas de tração, tanto de passageiros quanto de carga. Hoje, diversas empresas atuantes no mercado de manutenção de motores estão acostumadas em realizar serviços em motores chamados de “prateleira”, motores convencionais, porém, os motores utilizados nos sistemas de tração dos sistemas metro-ferroviários possuem características próprias e isso, faz com que, quando necessário, essas empresas nos consultem para sanar eventuais dúvidas. Sendo assim, tem-se desenvolvido métodos de manutenção, dispositivos próprios para cada equipamento e uma análise criteriosa a fim de diagnosticar de forma precisa os efeitos que, por exemplo, a deficiência de lubrificação pode causar no motor. O desafio atual da manutenção é de manter operacional um equipamento pouco conhecido do mercado, criar um Know How sobre ele e, futuramente estudar meios de fornecer serviços para os demais operadores do sistema metro-ferroviário.
Ronaldo Trainotti Santos – Metrô SP