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T35 – Análise de vibração em locomotivas: utilização da distribuição normal para definir os limites de alarmes das frequências especificas de falhas em componentes rotativos de locomotivas – Sala 2
14:40 até 15:20
23/08/18

Sala 2

T35 – Análise de vibração em locomotivas: utilização da distribuição normal para definir os limites de alarmes das frequências especificas de falhas em componentes rotativos de locomotivas.

Objetivo

Através de estudos estatísticos e distribuição normal, determinar os valores de alarmes para frequências específicas de falhas no espectro de vibração de equipamentos rotativos de locomotivas, gerando maior precisão nas indicações das falhas e otimizando a vida útil dos componentes.

Relevância

Em um mercado cada vez mais competitivo, as indicações corretivas e intervenções devem ser cada vez mais assertivas, visando a redução de custos de manutenção e aumento da disponibilidade dos equipamentos. Como a análise de vibração não é bem difundida na manutenção de locomotivas, não existem parâmetros confiáveis que proporcionem a identificação de falhas em diversos componentes, daí a necessidade de desenvolver variáveis customizadas para esse tipo de equipamento.

Descrição

Dentre as técnicas de manutenção preditiva, a análise de vibração surge como uma das mais poderosas ferramentas que podem ser utilizadas em um processo de manutenção de máquinas. Falhas tais como desalinhamentos, desbalanceamentos, falhas em rolamento, engrenagens, são só alguns dos problemas que a análise de vibração consegue detectar bem antes que outras formas utilizadas. A análise de vibração utiliza sensores que captam oscilações transformando em um espectro de frequência que são analisadas. Cada componente vibra de forma diferente e cria um ruído característico, que deixa uma impressão própria no espectro na forma de um modelo linear. A utilização da análise de vibração na manutenção de locomotivas ainda não é bem difundida, existindo casos isolados em algumas ferrovias. Desta forma não existe uma literatura que trate especificamente desse setor e por isso há uma falta de parâmetro confiáveis. Este trabalho foi desenvolvido a partir de um vasto banco de dados de coletas realizadas entre 2015 e 2017 que foi tratado via método estatístico para separar as frequências de falhas dos diversos componentes de uma locomotiva.

Notas

A realização desse trabalho possibilitou uma nova visão do processo de análise de vibração em locomotivas e a identificação de problemas que antes passavam despercebidos. Houve uma redução significativa das avarias catastróficas em componentes tais como, compressores, geradores, ventiladores e principalmente turbo alimentadores que são os componentes mais caros e críticos da locomotiva.

Lucas Corrêa Magalhães – VLI

 

Apresentação

Artigo