04
set
T5 – SAPP – Sistema de Atendimento ao Passageiro Preferencial – Fabio Nemet – CPTM
09:40 até 10:20
04/09/19

Sala: Kyoto 1

Objetivo:

Produto elaborado para comunicação entre os modais para identificar a posição do passageiro; O passageiro é identificado na estação de origem (embarque) e monitorado até o seu destino (desembarque do trem), garantindo o atendimento preferencial e personalizado na estação;

O passageiro executa o app e os funcionários da empresa recebem o alerta, que possibilita o monitoramento em tempo real, garantindo o atendimento personalizado na estação de destino

Relevância:

Mercado: transporte de massa, tais como trens; metrôs e ônibus, ambos públicos e privados; Característica e tendência: interatividade direta entre passageiros preferenciais e colaboradores dos modais. Em detrimento das Leis que determinam atendimentos preferenciais, a tendência é de que todas as empresas invistam na solução.

Clientes com potencial imediato – foco inicial no Estado de São Paulo: CPTM, METRÔ, CCR Via 4 Amarela, Via Mobilidade, EMTU.

Descrição:

Esse sistema inteligente reúne todas as características inovadoras porque trata-se de uma tecnologia, por ora, sem norma técnica prescritiva, cujo comportamento em uso (desempenho) não é totalmente conhecido, haja vista um sistema pioneiro e não consagrado pelo uso. Todavia, promove um aumento de confiança entre os usuários preferenciais dos modais de transportes, os quais, infelizmente, ainda vivem à margem da sociedade; segregados e injustamente discriminados por boa parte da coletividade.

Em conformidade com o preâmbulo da nossa Constituição Federal, a igualdade é um dos valores supremos da sociedade brasileira que, embora censurado em tempos pretéritos, possui significativo respeito na atualidade. Contudo, ao ter independência para locomoção, todos aqueles que, em virtude de limitações, sejam elas físicas, biológicas ou mentais, e que carregavam consigo a insegurança de se locomoverem, passarão a ter autoconfiança. Nessa perspectiva, o SAPP assume, portanto, o compromisso de admitir as pessoas portadoras de necessidades especiais como trabalhadoras, dando o primeiro passo para, a partir da tecnologia, promover a inclusão social ao aproximar esses usuários da verdadeira cidadania, em contraposição ao simples assistencialismo.

Declaro que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.

Fabio Miraflores Nemet
Programador especialista em desenvolvimentos de simuladores, aplicativos para monitoramento de pessoas.

Certificados – Delphi Standard e Developer (Impacta Tecnologia); IOT – Internet das Coisas – MQTT – FreeRTOS
(Microgenios)

Técnico em Administração de Empresa – 1996 (Mario de Andrade)

Servidor Público Estadual desde 2000 – Atendimento ao Público (Operação de estações).

Atualmente estudante de Engenharia de Computação na UNIVESP.

Artigo

Apresentação

Síntese