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T31 – Sistema de apontamento de defeitos rondas de linha com utilização de APP – Sala 1
14:00 até 14:40
23/08/18

Sala 1

T31 – Sistema de apontamento de defeitos rondas de linha com utilização de APP

Objetivo

Garantir a confiabilidade e segurança operacional da ferrovia com otimização do processo de detecção de defeitos nas Rondas/Inspeções de Via Permanente na malha ferroviária da Supervia através da utilização de sistema APP.

Relevância

Maior agilidade no repasse das informações dos defeitos detectados nas inspeções de via permanente para o setor de Engenharia, a fim de priorizar os recursos para retirada dos mesmos; Assertividade das informações e melhoria na geração de Banco de dados para utilização junto ao PCM (Planejamento e Controle da Manutenção); Melhoria na qualidade das manutenções Corretivas e Preventivas; Garantir o cumprimento dos cronogramas mensais de rondas/inspeções; Maior agilidade no tratamento dos defeitos críticos, garantindo disponibilidade e confiabilidade de via; Baixo custo de implantação e manutenção do sistema; Ferramenta de fácil utilização pelos rondantes e técnicos de via permanente; Fácil visualização e acesso a central de banco de dados em tempo real;

Descrição

O sistema consiste nas seguintes etapas : 1. Abertura da Ronda/Inspeção com definição da localização (posição quilométrica inicial e final, linha, ramal); 2. Colocação da data da ronda/inspeção e identificação do responsável pela mesma; 3. Identificação das características da linha a ser inspecionada (superestrutura); 4. Identificação dos defeitos a serem detectados (dormentação inservível, fixação insuficiente, desgaste ou fratura de trilhos, sistema de drenagem, falhas de nivelamento e/ou alinhamento, amv´s, etc); 5. Descrição dos defeitos apontados com identificação dos mesmos (ex.: dormentação inservível), localização (km e GPS) e registro fotográfico; 6. Exportação dos dados para planilha Excel para análise pelo PCM da Via; 7. Elaboração de programação semanal para retirada dos defeitos apontados; O sistema consiste na utilização de aparelhos de telefonia celular tipo Smartphone e/ou Tablet para os Rondantes/Técnicos de manutenção com o registro das informações e envio para o PCM através da utilização do sistema APP; As rondas/inspeções podem ser executadas simultaneamente em vários ramais da malha ferroviária com a utilização de diferentes dispositivos sem interferências entre os mesmos. A sincronização das informações detectadas pelo campo é feita de forma imediata junto ao PCM.

Roberto Fischer Machado – SuperVia

Artigo