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T28 – Aplicação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em treinamentos operacionais de maquinistas das Linhas 8 e 9 da CPTM – Sala 1
11:20 até 12:00
23/08/18

Sala 1

T28 – Aplicação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) em treinamentos operacionais de maquinistas das Linhas 8 e 9 da CPTM

Objetivo

Descrever a implementação de cursos na modalidade online para os maquinistas das linhas 8 e 9 e discutir seus resultados.

Relevância

Alinhada com o cenário do mercado de trabalho e com a tendência atual de utilização de novas tecnologias no processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, a CPTM, a exemplo de diversas empresas, vem aplicando de forma gradativa os treinamentos em ambientes de aprendizagem para os maquinistas das linhas 8 e 9. Estes treinamentos são parte integrante dos conteúdos operacionais e não substituem as atividades práticas. Esta modalidade de treinamento apresenta maior possibilidade de customização e padronização no conteúdo, além de trazer agilidade para inclusão de melhorias ou adaptações no conteúdo e material didático, sempre que necessário. Quando analisado o ponto de vista da gestão, também são encontrados diversos pontos relevantes, como os vários savings (horas homem, recursos físicos, material impresso e etc), além da diminuição de barreiras geográficas e maior flexibilização de horários, possibilitando treinar os maquinistas sem tirá-los do seu ambiente habitual de trabalho (em PC’s localizados em pontos de acesso a informática nos locais de concentração de empregados), otimizado seu tempo produtivo na empresa e trazendo conhecimento com a mesma eficiência dos treinamentos tradicionais.

Descrição

O presente trabalho trará o estudo de caso da implementação dos treinamentos para maquinistas das linhas 8 e 9 no ambiente de virtual de aprendizagem da CPTM. Serão apresentados os dois treinamentos que se encontram em aplicação atualmente, as motivações para a implementação na modalidade online (algumas já citadas no campo “Relevância”) e as descrições por meio de texto e figuras de cada um, que são: • Portas – Série 800: Treinamento de reciclagem que aborda as principais falhas de portas dos trens da série 8000 e suas soluções. A mensuração e habilitação do treinando é realizada por meio de diversas avaliações ao decorrer do treinamento e uma avaliação final, garantido um processo continuo de aprendizagem. Para a sua habilitação, o treinando necessita de 100% de aproveitamento em todas as atividades; • Tópicos em AMV e AMV-E – Linhas 8 e 9: Treinamento voltado para os colaboradores que fazem a operação de AMV’s (Aparelho de Mudança de Via) e AMV-E’s (Aparelho de Mudança de Via Elétrico). Pode ser utilizado como treinamento de reciclagem ou ainda como módulo inicial para apoio ao conteúdo teórico de treinamento de capacitação em aparelhos de mudança de via manuais e elétricos. Assim como o anterior, este também possui diversas avalições ao longo do treinamento e uma avaliação final para a garantia da aprendizagem continua. Para ser habilitado, também é necessário que o treinando tenha 100% de aproveitamento em todas as atividades. O trabalho descreverá os papeis do Treinando, do Tutor e dos Moderadores da Área e do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, detalhando suas funções em todo o processo. Também mostrará de forma concisa a gestão da aplicabilidade, tendo em vista que estes TR’s são realizados durante a jornada de trabalho dos maquinistas por um prazo determinado. Para isso, são consideradas as folgas e a escala de trabalho dos maquinistas treinandos e a sua alocação durante o período de realização da atividade em postos favoráveis, que possibilitem a intervenção do tutor (normalmente um supervisor) sempre que necessário, para garantia da qualidade mínima dentro das metas estabelecidas. Outro ponto importante neste trabalho é a enumeração de savings quando comparados aos treinamentos presenciais, além de outras vantagens deste modelo. Por fim, o trabalho trará dados de ocorrências operacionais ligadas às portas dos trens da série 8000 dos últimos seis meses (15/11/2017 a 15/05/2018) comparando com o mesmo período anterior. Nestas ocorrências são analisadas as intervenções dos maquinistas, trazendo a discussão sobre a eficácia e a viabilidade desta modalidade de treinamento.

Gabriel Urbano da Silva – CPTM

 

Apresentação

Artigo