22
ago
T10 – Trilha de aprendizagem de contratação e gestão de contratos – uma construção coletiva do saber corporativo – Sala 3
14:00 até 14:40
22/08/18

Sala 3

T10 – Trilha de aprendizagem de contratação e gestão de contratos – uma construção coletiva do saber corporativo

Obejetivo

– Compartilhar a experiência de retenção, criação e transferência de conhecimentos em Contratação e Gestão de Contratos, por meio de recursos internos e com atividades customizadas à realidade metroviária, que permitem a participação ativa do indivíduo no seu aprendizado. – Apresentar a modelagem das atividades previstas na Trilha de Aprendizagem – soluções estruturadas que vão além da modalidade presencial, incluindo oportunidades de aprendizagem aos empregados, considerando momentos formais e informais.

Relevância

Compreendendo a importância que a gestão do conhecimento ocupa na economia global, na competitividade e sustentabilidade aos negócios, o registro e a troca de saberes constituem a base para o aprendizado coletivo das organizações. Novas modelagens e estratégias se fazem necessárias para o aprendizado contínuo, por meio de múltiplas e integradas formas de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Neste sentido, a concepção da Trilha de Aprendizagem em Contratação e Gestão de Contratos, que prevê a capacitação e o aperfeiçoamento em competências identificadas como críticas na organização e que envolvem um alto número de profissionais, representa uma estratégia de aprimoramento inovadora e eficaz, que visa propiciar ao colaborador experiências de aprendizagem planejadas, para tornar o processo de absorção de conhecimento mais efetivo e adequado aos diferentes perfis de profissionais. Continuamente, estas competências aprimoradas é que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da organização e aculturação na postura de constante autodesenvolvimento, envolvendo empenho e capacidade para aprender de forma autônoma.

Descrição

O processo de Contratação e Gestão de Contratos envolve um conjunto de atividades cujas responsabilidades são atribuídas a diversas áreas da empresa, envolvendo diferentes profissionais que, por sua vez, ocupam diferentes cargos. Durante muitos anos, os profissionais envolvidos nestes dois amplos processos foram capacitados formalmente por meio de cursos e palestras pontuais, em instituições externas, e informalmente, na troca entre os colaboradores, no cotidiano de trabalho. Para que estes investimentos da empresa fossem articulados, mensurados e os impactos fossem potencializados, no sentido de refletir na maior qualidade e segurança no desenvolvimento dos trabalhos e a consequente otimização das contratações de obras, bens e serviços, para consecução das metas corporativas, foi proposto este projeto – a concepção de uma Trilha de Aprendizagem voltada a este vasto tema. A Trilha de Aprendizagem visa disponibilizar atividades de capacitação, aperfeiçoamento e atualização voltadas à Contratação e Gestão de Contratos de forma concatenada/articulada, em estrutura modular e com múltiplas soluções de aprendizagem, visando redução significativa de custos e H/h, com a contribuição intelectual dos profissionais da empresa que acumulam expertise nos diferentes temas. A população-alvo desta Trilha abrange os quatro segmentos: Signatários dos contratos; Corpo técnico das áreas solicitantes; Áreas de apoio (Compras e Licitações; Jurídica; Valoração e Financeiras); Coordenações/Núcleos que realizam a gestão de instrumentos contratuais. As atividades de capacitação interna que foram aplicadas e em elaboração envolveram até agora mais de 80 conteudistas internos que estão, em meio aos trabalhos intrínsecos à sua área de atuação, compartilhando o seu saber e formatando as ações educacionais customizadas à realidade metroviária que vão além da modalidade presencial, como e-learning, palestras corporativas, guia digital, vídeo aulas, dentre outras soluções praticadas em educação corporativa que permitem oportunidades de participação ativa do indivíduo no seu aprendizado, em momentos formais e informais. Este trabalho, que requer concentração, dedicação e uma “costura” de todo um acervo técnico e gerencial já instalado na empresa, significa muito mais que disponibilizar aos empregados atividades de capacitação, mas toda uma disponibilidade para compartilhar e implementar, de forma coletiva, a gestão de conhecimentos tácitos e implícitos na empresa.

Marilisa Pinto França Battiato – Metrô SP

 

Apresentação