Oficina de Sistemas Elétricos e Eletrônicos da 23ª Semana de Tecnologia contará com exposição de Paulo Kev

Paulo Kev

O engenheiro e analista de sistemas energéticos e de computadores em rede  Paulo Kev, presidente da Kev Energia Distribuída Integrada do Brasil S/A (KEDI), fará no dia 20 de setembro de 2017, das 9h40 às 10h20, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo/SP, a segunda apresentação da Oficina de Sistemas Elétricos e Eletrônicos, que integra a programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP.

A exposição de Paulo Kev tem por título Smart Grid, versão Sinergética do Complexo Metroferroviário. No texto a seguir, ele faz referência ao conteúdo da apresentação.

Só Integração Energética toca Trem!

Por Paulo Kev

Estamos à vésperas da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e temos vários eventos tratando do assunto em São Paulo, desde que a engenharia o elegeu como modal para saída para a crise brasileira e melhor atendimento ao agronegócio exportador. Entendo que seja uma opção pertinente, mas não podemos esquecer que para “tocar trem” temos que ter disponibilidade de energia, tanto na indústria (insumos) como nas linhas (tração) e de qualquer fonte primária. Assim, chamo para reflexão um livro “Terceira Revolução Industrial” Jeremy Rifikin/2011, que desde a “Economia do Hidrogênio, J. R. / 2002”  teve inspiração para fechar eestruturar o setor energético que sai da pico geração (gaiola de hamster)  com a giga geração (UHE), como não era da técnica, não fechou a concepção dos equipamentos para materializar  suas visões; aqui nós entramos; entendo que o status da eletrônica de potência tem a capacidade de prover a “3ª. REVOLUÇÃO”.

Afinal do que estamos falando!?  Pergunta boa nesta altura do texto…  Agora sim vamos ao quanto a Engenharia Elétrica/Eletrônica pode mudar o mundo de forma prática, objetiva, conclusiva, sustentável e free  GEE. Temos o Sistema Integrador de Geração Universal com desacoplamento/armazenamento de Carga Energética, ou simplesmente SIGUCE, que se propõe a integrar qualquer tipo de gerador elétrico e vetor de qualquer fonte primária que entre no dispositivo capaz de desacoplar as cargas, estabelecer uma gestão de fluxo através de algoritmo local de gestão e despacho do pacote energético, e com o algoritmo de armazenamento garante o estoque necessário a um ciclo de consumo equalizado, sem os problemas da rede convencional (ver ANEEL CP015/2010).  A melhor forma de transporte do pacote energético será por Corrente Continua Modulada (CCM) a jusante e montante (assunto para outro artigo). O nome desta máquina é Desacoplador, haja vista, que o SIGUCE não carece transformador; mas não causa problema à indústria do mesmo.

O que tudo isso tem haver com “Sobre Trilhos”?  Simples! Falar em qualquer coisa sobre trilhos exige energia e logo a integração de tudo, em todos os lugares, em todas as classes de potências e a tecnologia de controle DC nas locomotivas, permitirá a tração de origem primária na nuclear, eólica, solar, biomassa (moderna), HAMSTER. Muito Obrigado pela atenção, até a próxima estação!