Sala: Kyoto 1
Objetivo:
Otimizar a utilização do tempo dos profissionais do Departamento de Engenharia de Operações do Metrô de São Paulo contribuindo para o aumento da produtividade e da efetividade de suas atividades.
Relevância:
A gestão de sistemas metroferroviários de alta capacidade para transporte de passageiros demanda rigor técnico e agilidade na identificação de interferências operacionais e de processo, de forma a garantir a qualidade e a confiabilidade do serviço prestado, além de minimizar o impacto percebido pelo usuário final em caso de situações de anormalidade.
Atender às expectativas cada vez mais exigentes em termos de qualidade e rapidez nas respostas é um desafio que vem sendo trabalhado dentro da Engenharia de Operações do Metrô de São Paulo, em atividades que visam otimizar sua atuação com base nos conceitos e práticas difundidos pelos métodos ágeis de desenvolvimento.
Descrição:
Como resultado de um workshop interno realizado no segundo semestre de 2018, o Departamento de Engenharia de Operações (OPT) instituiu 8 grupos de trabalho independentes, mas complementares, que desde então vêm desenvolvendo atividades que visam otimizar sua atuação para atender as demandas na qualidade e velocidade exigidas, nos seguintes temas:
1. OPT Digital
Desafio: Como podemos pensar e trabalhar de maneira digital?
2. SolicitaOPT
Desafio: Como gerenciar as entradas e demandas do OPT, facilitando sua priorização e acompanhamento?
3. Análise de Custos
Desafio: Como criar e difundir cultura de análise de custos?
4. Tendências e Futuro
Desafio: Como prospectar tendências e se planejar para cenários futuros?
5. Grupos Ágeis de Trabalho
Desafio: como viabilizar/ estruturar grupos ágeis de trabalho?
6. Gestão de Conhecimento
Desafio: como organizar e difundir o conhecimento do OPT, de forma acessível e digital?
7. Gestão de Treinamentos
Desafio: como estruturar o processo de gestão de treinamentos do OPT, de forma eficiente e integrada?
8. Treinamentos Digitais
Desafio: Como tornar o conteúdo dos treinamentos mais acessível e digital?
Este trabalho, como parte do trabalho do grupo 5 – Grupos ágeis de Trabalho, visa assimilar valores, conceitos e práticas de métodos ágeis, tais como: os 12 princípios do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Softwares, Kanban, Lean, Scrum, GTD entre outros e disseminar o conhecimento entre a equipe da Engenharia de Operações do Metrô de São Paulo.
O estudo dessas práticas é recente e utilizando conceitos básicos dos métodos descritos acima, foi iniciada a análise dos processos de trabalho, bem como a implementação de boas práticas que visam otimizar o trabalho da equipe técnica.
A otimização das reuniões, por exemplo, foi uma solicitação dos próprios integrantes das equipes, uma vez que reuniões de trabalho são recorrentes e demandam muitas horas de dedicação e não necessariamente são efetivas nos encaminhamentos para aprimoramento dos processos.
Para esta demanda recomendações simples para realização de reuniões concisas e produtivas foram formatadas em um material gráfico para distribuição entre e as equipes para consulta rápida.
A estrutura foi analisada conforme as recomendações listadas pelo grupo para cada uma das 3 etapas de uma reunião identificadas: antes, durante e após a reunião. Para cada uma delas foram elencadas recomendações específicas.
Estas boas práticas para reuniões fazem parte de um conjunto de ações, que aplicadas tanto nas dimensões individual e coletiva do trabalho, visam qualificar o tempo dos profissionais envolvidos.
As ações implementadas até então abrangem:
1. Divulgação dos 12 princípios do Manifesto Ágil para desenvolvimento de softwares para os grupos dos 8 Desafios Estratégicos do OPT;
2. Divulgação e implementação de recomendações para as etapas de uma reunião identificadas: antes, durante e depois das reuniões ágeis;
3. Cards para consulta rápida apresentando dicas para tornar as reuniões mais produtivas.
As ações planejadas para implementação em breve contemplam:
1. Estudos, definição e apoio para implementação de métodos ágeis ou adaptação destes para processos do OPT
e para otimização do trabalho individual.
2. Sugestão de templates para organização das tarefas individuais de trabalho no escritório utilizando os recursos
digitais disponíveis.
3. Estruturar e divulgar relação de recursos disponíveis no departamento para organização do trabalho
4. Recomendações para escolha de formatos apropriados para as reuniões.
Declaramos que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na
imprensa em geral.
Bruno Toshihisa Zaitsu
Formação acadêmica: Graduação em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – 2012
Atuação profissional: Analista de Desenvolvimento e Gestão – Desenho Industrial no Metrô de São Paulo
Andressa Pereira Ferreira
Formação acadêmica: Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário Belas Artes em 2013.
Atuação profissional: Trabalho no Metrô desde 2010 como Técnica em Edificações, atuando nas áreas de infraestrutura civil e comunicação visual.
Claudio Mamede Kestener
Formação acadêmica: Engenheiro Elétrico – Eletrônico formado pelo Mackenzie em 1985.
Atuação profissional: Trabalha no Metrô desde março de 1988 nas áreas de Telecomunicações e Auxiliares e Material Rodante na Engenharia de Operações na Gerência de Operações do Metrô-SP.
Eduardo Egisto Rombolli
Formação acadêmica: Engenheiro Naval Escola Politécnica, Técnico Eletrotécnica Escola Técnica Federal.
Atuação profissional: Especialista no Metrô de São Paulo, trabalhou na CPTM, CMTC e Embraer, examinador do Prêmio Nacional de Qualidade da ANTP 2003-2006.
Fábio Martini Pontes
Formação acadêmica: Arquiteto e Urbanista formado pela FAU-USP em 2011
Atuação profissional: Trabalha no Metrô desde outubro de 2008 na área de Infraestrutura e Comunicação Visual na Gerência de Operações do Metrô-SP.
Lívia Falci Vaskov Lima Frango
Formação acadêmica: Designer formada pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas em 2009.
Atuação profissional: Trabalha desde 2008 como designer na Engenharia de Operações do Metrô de São Paulo desenvolvendo produtos, equipamentos e processos diversos.
Marcelo Lemos
Formação acadêmica: Bacharelado em Física – USP, Engenharia Elétrica – FEI, Pós-graduação em Gestão de Negócios e Projetos FIA, Pós-graduação em Tecnologia Metroferroviária – Poli USP, Bacharelado em Teologia FTSA
Atuação profissional: Coordenação de Manutenção de Material Rodante e Oficinas de Manutenção, Projetos de Planejamento e Implantação de Sistemas.
Wilson Carlos da Silva
Formação acadêmica: Engenheiro Eletricista – Eletrônico formado pela São Judas em 1995
Atuação profissional: Trabalha no Metrô desde abril de 1986 e entrou na área de Equipamentos Auxiliares na Engenharia de Operações da Gerência de Operações do Metrô-SP em fevereiro de 2008.