05
set
T30 – Prós e contras da Linha 13-Jade da CPTM e seu potencial no maior deslocamento intra-urbano do Brasil – Vinicius Nascimento – Estudante
09:00 até 09:40
05/09/19

Sala: Kyoto 1

Objetivo:

O objetivo principal deste estudo é apontar os principais aspectos positivos e negativos da nova Linha 13-JADE da CPTM, bem como, discutir seu potencial de contribuição na mobilidade do maior deslocamento pendular do Brasil (Guarulhos <> São Paulo). Além disso, visa-se analisar o quão efetivo o novo ramal é na facilitação de acesso de passageiros e colaboradores ao AISP (Aeroporto Internacional de São Paulo) e no atendimento à comunidade guarulhense que tem como destino a capital paulista.

Relevância:

O desenvolvimento deste projeto é relevante para discutir o quão importante é a diversificação de modais em grandes deslocamentos intra-urbanos. Este estudo aborda o deslocamento Guarulhos-São Paulo; os dois maiores municípios da Região Metropolitana de São Paulo e protagonistas do maior trafego pendular entre cidades do Brasil.

Descrição:

A Região Metropolitana de São Paulo é o maior conglomerado urbano do Brasil e figura entre as zonas mais povoadas do mundo com mais de 21 milhões de habitantes (BORIN,2013, p.01). Esta macro-região é formado por 38 municípios, da qual os dois maiores são justamente a capital paulista com população superior a 12 milhões de pessoas e Guarulhos com mais de 1,3 milhão.(IBGE, 2018).

De acordo com o CENSO 2010, 146,3 mil pessoas se deslocam regularmente entre as duas cidades configurando o maior deslocamento pendular do pais.Os deslocamentos pendulares, são caracterizados como um tipo de mobilidade populacional intra-urbana, mais intensos em áreas de maior concentração da população, tornaram-se um importante aspecto a ser considerado na dinâmica urbana metropolitana (ÂNTICO, 2005, p.110)

Em solo guarulhense ainda está situado o maior aeroporto do pais: o Aeroporto Internacional de São Paulo, responsável por transportar quase 40 milhões de pessoas por ano (ANAC, 2015) e que até pouco tempo só podia ser acessado via modal rodoviário.

Até meados de 2018 o trajeto Guarulhos- São Paulo e vice-versa só podia ser realizado utilizando-se de automóvel ou ônibus (SANTOS; PORTO, 2005). A partir da inauguração da linha 13-JADE uma nova possibilidade de transporte entre as duas cidade se configurou.

O estudo aborda desde o projeto de concepção do ramal em meados de 2012 ainda sob o plano de fundo da Copa do Mundo de 2014 até o inicio da operação comercial em junho de 2018. Ainda trata brevemente de questões como: traçado e características construtivas da linha; serviços oferecidos (Serviço Regular, Connect e Airport Express) e projetos de expansão.

O enfoque do trabalho foi em avaliar e discutir aspectos positivos decorrentes do novo ramal como: espaço adequado para vazão do fluxo; arquitetura que favorece aproveitamento da luz solar e correntes de vento, implicando em maior conforto térmico e luminoso; acessibilidade completa para portadores de necessidades especiais; proximidade a corredores de ônibus e terminais urbanos; viagem rápida e confortável e economia tarifárias e de tempo para passageiros que trocaram os ônibus pelos trilhos.

Também foram apontados e discutidos aspectos em que o ramal ainda necessita evoluir como: a distância entre o Aeroporto e a estação homônima; necessidade de diversas baldeações por linhas do Metrô e da CPTM para se alcançar pontos de interesse; a falta de capilaridade em Guarulhos; o grande intervalo entre as viagens e a pouca oferta de serviços expressos.

Por fim, o trabalho buscou analisar o potencial que a linha 13-JADE tem para contribuir com a mobilidade do maior deslocamento intra-urbano do Brasil e o que deve ser feito para que este potencial se concretize, de modo que o ramal exerça um papel de grande importância no deslocamento entre os dois maiores municípios do Estado e no balanceamento da demanda das principais vias metroferroviárias da Região Metropolitana de São Paulo contribuindo com a melhora da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Declaramos que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.

Vinicius Ribeiro do Nascimento
Possui graduação em Tecnologia em Logística Aeroportuária pela Faculdade de Tecnologia de Guarulhos (2018).
Atualmente é graduando em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana
Mackenzie.

Camila Umbelino Carvalho
Possui graduação em Tecnologia em Logística pela Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (2016). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos.

Artigo

Apresentação

Síntese