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T23 – Redução de falhas do sistema de frenagem dos vagões da EFC – Sala 2
09:40 até 10:20
23/08/18

Sala 2

T23 – Redução de falhas do sistema de frenagem dos vagões da EFC

Objetivo

Neste trabalho será apresentado um estudo de caso sobre redução de falhas do sistema de frenagem de vagões da EFC (Estrada de Ferro Carajás) utilizando a metodologia Seis Sigma e práticas do Lean Manufacturing. Seguindo o ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) inspirado no PDCA (Plan, Do, Check, Act: planejar, executar, verificar, agir) de Walter A. Shewhart, a problemática será desenvolvida em conformidade com as estratégias de produção da empresa, mapeamento e quantificação das características críticas para confiabilidade do sistema de frenagem dos vagões, análise de dados utilizando ferramentas estatísticas avançadas para estabelecer as relações de causa e efeito e identificação das causas principais a serem tratadas a fim de propor melhorias no processo e assegurar que desvios futuros sejam eliminados antes de geraram falhas.

Relevância

A redução das falhas de freio implica diretamente no aumento da confiabilidade dos vagões responsáveis pelo transporte de minério de ferro e carga geral, melhoria na segurança operacional ferroviária, diminuição das perdas operacionais relacionadas à interrupção do transporte e redução dos retrabalhos de manutenção.

Descrição

Em um período de aumento considerável na demanda de volume de carga, com aumento proporcional da circulação de trens, a confiabilidade dos ativos da ferrovia torna-se um fator crucial para atendimento do programa de transporte. Em face a este desafio, a estratégia de manutenção da empresa cada vez mais busca otimizar os processos, eliminar desperdícios e reduzir custos com peças, maquinários e mão de obra para manter padrões de confiabilidade dentro dos limites satisfatórios. Com a aplicação do Seis Sigma diversas causas de falhas até então desconhecidas foram identificadas mediante elaboração de diagramas de Ishikawa, brainstorming, correlação de dados de falhas, análise de cartas de controle, testes Qui-quadrado e capabilidade do processo. Com uma rotina de reuniões periódicas e investigações em campo estabelecidas, pode-se propor melhorias para reduzir a probabilidade de falhas e garantir a qualidade dos vagões. Como resultado do trabalho obteve-se uma redução de mais de 30% no número de falhas do sistema de freio, aumento de 10% no MKBF (Mean, Kilometer, Between, Failure: quilometragem média entre falhas) de vagões, ganhos financeiros na ordem de R$ 150.000,00 anuais com redução da necessidade de manutenções. Ganhos qualitativos tais como: aumento significativo do engajamento da equipe nos processos de manutenção de freios, maior enfoque em melhoria contínua e gestão de SS&MA (Saúde e Segurança e Meio Ambiente) também foram observados.

Notas

 

 

Diego De Araujo Freitas – Vale

 

Apresentação

Artigo