22
ago
T02 – Sistema de visualização remota e histórica de painéis operacionais – Sala 3
09:00 até 09:40
22/08/18

Sala 3

T02 – Sistema de visualização remota e histórica de painéis operacionais

Objetivo

Permitir a visualização dos painéis do CCO remotamente, por meio da rede metronet. Esse objetivo foi estendido com recursos para armazenar e visualizar histórico, podendo rever a operação em diferentes velocidades, para análise da operação, sistemas de falhas, dados operacionais, monitoramento de segurança, entre outras.

Relevância

A motivação original desse projeto foi a necessidade de acompanhar a circulação de trens em outros locais fora da sala Negra, porém com a inclusão da gravação das telas, muitas outras possibilidades se mostraram, como a agilidade na analise de falhas, o registro da operação, até o monitoramento de circulação para verificação de venda de publicidade em trens.

Descrição

Este projeto nasceu da necessidade de visualização dos painéis em locais diferentes que a Sala do Centro de Controle Operacional, funcionando em uma rede operacional segregada da rede corporativa da companhia. A captura das imagens é feita em intervalos de cinco segundos e transferidas a um servidor que possibilita acesso via firewall à rede corporativa. Para simplificar a distribuição dessa imagem foi criada uma estrutura Web que facilitaria o acesso às imagens, posto que bastaria um navegador para que isso fosse possível. Logo no inicio dos trabalhos foi percebido a grande ferramenta de análise que estaria disponível se fossem armazenadas as imagens para posterior visualização. Foram criadas estruturas de segurança e visualização, bem como ferramentas para amostragem das imagens gravadas (“playback”), todas rodando em ambientes Web. Atualmente, esse projeto tem usuários em diversas áreas da companhia, como por exemplo: – Operação: treinamento, alocação de operadores de trens, pesquisa de Incidentes Notáveis; – Manutenção: pesquisa de falhas; – Segurança: localização dos trens, acompanhamento de ocorrências; – Engenharia: pesquisa de problemas, analise de ocorrências; – Contratos: acompanhamento de trens com publicidade; – Alta gestão: informação. No atual estágio de desenvolvimento, é possível colocar qualquer nova fonte de imagem no sistema, dependendo apenas da captura e da necessidade de armazenamento, que aumenta com a complexidade das imagens.

Notas

Este sistema esta funcionando desde de 2010 e é acessado pelas mais variadas áreas da companhia. No entanto, em termos de divulgação, continua sendo inédito, pois nunca houve oportunidade para apresentá-lo em qualquer evento ou revista.

Jaldomir da Silva Filho – Companhia do Metropolitano de São Paulo

 

Apresentação