Sala: Kyoto 1
Objetivo:
Apresentar a performance da utilização dos lubrificadores de friso embarcados na frota da CPTM com resultados no aumento de vida útil de rodeiros e trilhos.
Relevância:
Os lubrificadores de flange de roda embarcados foram incorporados à frota CPTM a partir de 2010 e em 2019 está instalado em sua totalidade. Até então, a lubrificação era executada por equipamentos fixos na via, que apresentavam algumas ineficiências relacionadas à efetividade de lubrificação e resíduos que contaminam o solo causando impactos ambientais.
Descrição:
• Por que lubrificar as flanges?
• Situação da frota atual
• Métodos de lubrificação
• Características do lubrificantes
• Equipamentos
• Resultados obtidos
• Manutenção
Os resultados obtidos neste trabalho busca mostrar a viabilidade técnica da utilização destes dispositivos.
Declaro que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livro, revistas especializadas ou na imprensa em geral.
Fabricio Matos Souto