05
set
T32 – Prop. Implant. Ferrovia na faixa de domínio FCA p/ transporte de passageiros entre BH e Sete Lagoas – Ygor Silva – CBT
09:40 até 10:20
05/09/19

Sala: Kyoto 1

Objetivo:

O estudo visou salientar o incremento no sistema de transporte de pessoas do Vetor Norte através do modal ferroviário, que promova a integração da regional metropolitana à Capital de maneira rápida, versátil e eficiente. Para isso, o projeto contemplou a utilização da faixa de domínio do leito da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para implantação da estrutura fixa das vias, executando as devidas correções na geometria da via em pontos específicos para permitir assim, o desempenho de velocidades elevadas. Vislumbrou também, a criação de novos ramais que atendam aos núcleos de municípios relevantes em razão do adensamento e da relação de dependência com a capital, e que não estão nas proximidades do trecho já existente. A redução do custo do transporte intermunicipal metropolitano e a ampliação da qualidade de vida da população, devido à redução do tempo de deslocamento,são especulações de benefícios oferecidos, o que atenua ainda mais a necessidade de implementação.

Relevância:

A importância desse estudo se dá em razão da carência da população do Vetor Norte quanto às alternativas de locomoção, senão pelo modal rodoviário, que saturado, não consegue atender satisfatoriamente a demanda existente. O Sistema de transporte de pessoas sobre trilhos desloca grandes volumes por viagem, sendo mais econômico em manutenção, com vida útil superior e ágil, por não concorrer com outros veículos nas vias, tornando-se uma opção abrangente, econômica, segura, satisfatória e ideal para as demandas do Vetor Norte, altamente adensado que representa, atualmente, a diretriz de crescimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte pelos incentivos que recebe e pelos projetos vultuosos a se estabelecerem nos municípios de sua abrangência, além da localização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, estabelecido em Confins, que necessita de ligação expressa à Belo Horizonte.

Descrição:

O presente artigo, trata-se de um estudo de caso com a proposta de uma alternativa de transporte de pessoas no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, através do modal ferroviário, utilizando-se da faixa de domínio da ferrovia já existente. Para tanto, analisou-se a viabilidade conforme os benefícios relacionados a tal proposta. Na primeira etapa, objetivou-se conceituar algumas especificações do modal ferroviário, exemplificando suas particularidades, concebendo a proposta. Na etapa sequente, visitou-se o trecho ferroviário compreendido entre Belo Horizonte e Sete Lagoas e constatou-se a situação atual da faixa de domínio e o abandono de ramais e trilhos. Além disso, pesquisou-se também, as demandas por transporte alternativo eficaz e/ou eficiente e determinou-se o volume de pessoas que se deslocam entre as cidades do Vetor Norte, quantificando-o. Além disso, em razão dos dados levantados, estruturou-se os itinerários ferroviários expressos no trecho contemplado de maneira a prestar atendimento eficiente à população, estipulando-se assim, a quantidade de viagens diárias necessárias para atender à demanda, reforçando o conceito das diretrizes dinâmicas do planejamento urbano representado, nesse caso, pela mobilidade urbana/metropolitana, onde a integração de modais é imprescindível para o efetivo estímulo à ampliação e abrangência do transporte coletivo, em detrimento ao transporte individual. A partir do estudo, concluiu-se que existe demanda compatível com as características do modal ferroviário, pois a sociedade necessita de meios de transporte mais ágeis que atendam suas necessidades de maneira geral, para efetiva integração da regional norte metropolitana à Capital.

Artigo

Apresentação

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