04
set
Sessão ALAMYS – As receitas não tarifárias como fonte para auxiliar a sustentabilidade financeira dos operadores – Sala Tokyo 2
16:20 até 18:20
04/09/19

Sala: Tokyo 2

O objetivo da presente sessão é apresentar visões inovadoras sobre estratégias comerciais que ajudam a potencializar as receitas não tarifárias dos operadores. Hoje existem vários novos conceitos sobre como estimular os parceiros privados a participar dos investimentos, como por exemplo o desenvolvimento imobiliário. Os participantes da sessão discutirão ações e estratégias que ajudaram operadores e autoridades gestoras a abrir novos campos de negócios.

Há importantes esforços dos países latino-americanos para desenvolver projetos metroferroviários, cujo investimento é parcial ou totalmente financiado por entidades públicas e/ou privadas. No entanto, ao iniciar essa operação, o financiamento autossustentável é considerado regra geral. Nesse contexto, está se tornando cada vez mais restritivo manter o equilíbrio financeiro dos sistemas de transporte apenas por meio de taxas de uso e seus respectivos aumentos. A partir dessa necessidade, em que as operadoras têm que enfrentar constantes aumentos de custos – decorrentes de expansões, demandas, renovação e modernização de ativos – é que existem iniciativas para ter novos fluxos de receita e assim alcançar a desejada sustentabilidade financeira. Esta é, então, a oportunidade de injetar recursos não tarifários no sistema, seja através de projetos próprios ou em alianças com empresas privadas, onde é possível melhorar as receitas incorporando outros negócios – como varejo, empreendimentos imobiliários, publicidade, locação de estabelecimentos comerciais, telefonia móvel etc – para gerar (também) um aumento na satisfação do cliente e uma experiência de viagem integral. O painel internacional da ALAMYS pretende comparar experiências do ponto de vista público e privado, num contexto em que a receita tarifária não é suficiente para conciliar desempenho e custos da operação, surgindo a necessidade de olhar para outros canais de financiamento que tem um papel cada vez mais importante no modelo financeiro deste tipo de projeto, para apoiar a sustentabilidade dos operadores de sistemas de transporte nacional e internacional.

Introdução – Sebastian Court, Secretário Geral, ALAMYS, Santiago, Chile

Coordenador – Claudio Ferreira, Diretor Comercial, Metrô de São Paulo, Brasil

Apresentação

Palestrantes:

Fernando Reyes, Subgerente de Negócios, Metrô de Santiago, Chile

Apresentação

Eduardo Jorge Pereira, Diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, São Paulo, Brasil

Apresentação

Érica Peticco, Diretora Operativa de Qualidade do Serviço ao Usuário, Subterrâneos de Buenos Aires, Argentina

Apresentação