fbpx

Semana de Tecnologia Metroferroviária sedia o XII Seminário Metroferroviário da ANTP

Em dois dias (23 e 24) setores público e privado debatem os modelos de gestão metropolitana brasileiros da área

 

Durante a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a Associação Nacional de Transportes Público (ANTP), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), promove o XII Seminário Metroferroviário da ANTP. O encontro bienal, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto (quinta e sexta-feiras), no Auditório da UNIP, objetiva fomentar a atualização técnica dos participantes, além de mostrar novos lançamentos, programas, projetos, produtos e serviços do segmento, em âmbitos nacional e internacional. A 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP, vai de 21a 24 (terça a sexta-feira), na Universidade Paulista (UNIP) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso). O evento é aberto à imprensa. Informações e confirmações de presença, com Marco Barone, pelo e-mail contato@viabrasilcomunicacao.com.br, ou pelo telefone (11) 98655-5258.

O Seminário será dividido em quatro sessões nos seus dois dias de duração. Na primeira, dia 23, com o tema “Articulação Metropolitana”, será discutido o modelo de gestão metropolitana, desde sua origem, e mais bem definido pelo Estatuto das Metrópoles e se estes dispositivos e este modelo têm sido suficiente ou que falta para seu melhor andamento. Essa parte será coordenada por Luiz Carlos M. Néspoli, superintendente da ANTP, e terá debatedores Fernanda Maria Meneghello, diretora Técnica da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), da Baixada Santista; Flavia Mourão Parreira Amaral, diretora-geral da AGEM de Belo Horizonte/MG; Eduardo Hotz, presidente do Metrô de Fortaleza (Metrofor); Alberto Epifani, diretor de Planejamento e Expansão do Metrô-SP; e Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho, assessora da Presidência da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA).

Na segunda sessão, sobre “O Papel do Poder Público na Gestão de Uma Rede Concedida”, será debatida a convivência entre linhas metroviárias concedidas e aquelas mantidas na mão do agente público em uma mesma rede de metrô, para questionar qual o modelo de gestão e quem deveria exercê-lo para elaborar o planejamento da rede, garantir padrões homogêneos de tecnologia e atendimento ao público, bem como coordenar a operação. A coordenação ficará a cargo de Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP, e debatedores serãoPaulo Shibuya, coordenador substituto da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), da Secretaria de Transportes Metropolitanos; Joubert Flores, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e diretor adjunto regional do Rio de Janeiro da AEAMESP; Plinio Assmman, ex-presidente do METRÔ-SP, fundador da ANTP e conselheiro da AEAMESP e Fabio Juvenal, diretor-adjunto de Relações Internacionais da AEAMESP.

No segundo dia do Seminário, a terceira sessão abordará o “Potencial Construtivo em Estações e Terminais de Metrô” e tratará do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, que contempla a possibilidade de construção de edificações nas áreas dos equipamentos públicos de transporte. Quais as experiências atuais e o que o Metrô de São Paulo e a Cidade de São Paulo estão planejando? Quais políticas podem incentivar o aumento da receita não tarifária e a diminuição da dependência de financiamento público? A sessão será coordenada por Andreina Nigrielo, da EMPLASA e contará, como debatedores, com Paulo César Matheus Silva, secretário estadual da Habitação de São Paulo; Raquel Iglesias Verdenacci, gerente de Negócios do Metrô-SP; Anie Amicci, gerente do Departamento de Mobilidade Urbana  do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Leonardo Amaral Castro, diretor de Desenvolvimento da São Paulo Urbanismo (SPUrbanismo, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Na quarta e última parte, dia 24, “Metrô – Paradigma de Qualidade”, os convidados farão uma discussão sobre como o modelo de qualidade implantado nos serviços de metrô, na sua origem, introduziu de forma inédita no Brasil um tratamento digno para os usuários de transporte público, se tornando um paradigma de atendimento que influenciou o setor de serviços em geral, justificando seu grande sucesso e a aceitação da população. Como mantê-lo no presente e no futuro? Para isso, Willian Aquino, coordenador regional da ANTP no Rio de Janeiro, coordenará debate com Claudio de Senna Frederico, vice-presidente da ANTP; João Batista de Moraes Ribeiro Neto, do Metrô-SP; Ricardo Hessel, assessor executivo da Presidência da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB); e Wilmar Fratini, assessor da Diretoria de Operações do Metrô-SP.

Com o tema “A Evolução Passa Por Aqui”, a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a MetroferrLounge Experience 2018. O evento objetiva alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos. O evento valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje. Serão cinco painéis, três seminários e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas.

O público consistirá de presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma. Conheça a programação no site: semanadetecnologia.com.br/24semana/.

 

Serviço

24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e MetroferrLounge Experience 2018

Data: 21 a 24 de agosto de 2018

Local: Universidade Paulista – UNIP – Unidade Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – São Paulo)

Informações: (11) 3284-0041/3287-4565

http://www.semanadetecnologia.com.br/24semana/

 

Sobre a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 21 a 24 de agosto. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

 

Informações à Imprensa:

Via Brasil Comunicação

Ana Lúcia Lopes – ana@viabrasilcomunicacao.com.br

Marco Barone – contato@viabrasilcomunicacao.com.br

Telefone: (11) 98655-5258