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T43 – Estudo de viabilidade de um novo canal de venda de bilhetes para transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Sala 1
17:00 até 17:40
23/08/18

Sala 1

T43 – Estudo de viabilidade de um novo canal de venda de bilhetes para transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Objetivo

Identificar os canais de venda de bilhetes existentes no sistema ferroviário do Rio de Janeiro;

• Propor uma nova alternativa de canais de venda de bilhetes para esse sistema;

• Desenhar a proposta de valor, o modelo de negócios e o plano de negócios para implantação desse novo canal;

• Identificar os benefícios intangíveis advindos do novo canal de vendas proposto;

• Verificar a viabilidade do Plano de Negócios de implantação do novo canal de venda através dos indicadores VPL,TIR, Payback e Ponto de Equilíbrio.

Relevância

Atualmente, a venda dos bilhetes emitidos pela concessionária de transporte público ferroviário no Estado do Rio de Janeiro é realizada através de Bilheterias . A limitação deste canal de venda acarreta em grande concentração de público, onde se observa recorrentemente a formação de filas. Segundo estudo publicado pela área de Mídias Sociais da Supervia no período de 1 de janeiro de 2015 a 29 de março de 2016 foram registradas 295 menções sobre filas nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram e Google+), das quais 96,65% foram negativas e 3,35% foram positivas. Segundo o mesmo estudo, a maioria das reclamações sobre filas são sobre a quantidade de atendentes nas bilheterias que causam demora no tempo de compra dos bilhetes. Na ótica da companhia este modelo de venda demanda custos operacionais, dentre os quais se podem destacar a manutenção dos equipamentos de venda, manutenção da infraestrutura civil, energia elétrica, logística para adquirir e distribuir troco em moeda entre os postos de venda, transportadora de valores e staff operacional (operadores de caixa e segurança).

Descrição

O canal de vendas proposto é um aplicativo para celular no qual o cliente poderá realizar o pagamento e geração do seu bilhete de embarque sem precisar passar pela fila da bilheteria, trazendo comodidade e economia de tempo. A forma de pagamento é outro diferencial do produto. O pagamento por cartão de crédito, opção mais aceita na pesquisa realizada, estará disponível no aplicativo e insere o conceito pós-pago nas operações de venda de bilhetes. Além disso, a utilização do aplicativo torna esse meio de transporte viável nos casos em que o usuário precisa fazer um deslocamento não planejado e não está portando dinheiro em espécie. Benefícios para o público-alvo:

• Viajante habitual: elimina o tempo de fila, bilhete pós-pago.

• Viajante eventual: elimina o tempo de fila, elimina a necessidade de comprar e portar um cartão de embarque que eventualmente não será mais utilizado.

• Turista: elimina o tempo de fila, não há necessidade de possuir moeda local para compra de bilhete e elimina a necessidade de comprar um cartão de embarque que eventualmente não será mais utilizado. O aplicativo da concessionária terá dois novos menus:

• Gerenciar Conta: cadastro da conta em que serão inseridos dados básicos do usuário e dados do cartão de crédito.

• Pagar com o Aplicativo: ao clicar nesta função, o aplicativo irá gerar o código do bilhete, que será lido na catraca de embarque na estação. Após a utilização, o evento será enviado para o cartão de crédito do usuário, descontando o valor da tarifa. Esse novo canal de vendas traz um novo modelo operacional, em que a compra do bilhete de embarque é feita através do conceito self-service virtual através de celular, dispensando assim a necessidade de bilheteiros e PDVs. Ou seja, a operação de venda na estação deixa de ser requerida para os clientes que optarem por esse canal. O modelo operacional de utilização e embarque passará a contar com um novo validador nas catracas com capacidade de leitura dos códigos de embarque gerados pelo aplicativo. Com o tempo, os validadores atuais, que fazem a leitura de bilhetes, podem ser substituídos, na medida em que a utilização do aplicativo tornar-se mais popular. A cobrança será realizada pelo sistema de bilhetagem com o intermédio de uma operadora de cartão de crédito. Uma equipe de BackOffice será responsável por administrar o processo de conciliação e resgate junto à operadora do cartão. A equipe de TI será responsável por desenvolver e administrar a evolução tecnológica do aplicativo. Uma vez que o aplicativo seja baixado do site e utilizado no celular do usuário, a responsabilidade pela infraestrutura de uso está a cargo do cliente. O processo básico de utilização tem o seguinte fluxo: 1. Usuário baixa a nova versão do Aplicativo com a nova funcionalidade. 2. Usuário realiza o cadastro com seus dados pessoais e dados do cartão. 3. Ao chegar ao local de embarque, o usuário gera o código de embarque. 4. Usuário apresenta o código ao leitor acima da catraca. 5. A catraca é liberada após validação do código. 6. Sistema de bilhetagem envia para a operadora a cobrança do crédito da viagem.

 

Rodrigo Soares Rezende Medeiros – UERJ

 

Apresentação

Artigo