23
ago
T37 – Otimização do trabalho de campo com aplicativo mobile – Sala 1
15:40 até 16:20
23/08/18

Sala 1

T37 – Otimização do trabalho de campo com aplicativo mobile

Objetivo

Os monitoramentos ambientais são um requisito para manutenção da licença de instalação e de operação de toda ferrovia, todavia, esse processo demanda uma grande quantidade de papel e pode ter sua finalidade comprometida devido suscetibilidade de incorrer em erros na operacionalização das campanhas. Diante desse cenário, buscou-se uma solução capaz de otimizar os trabalhos de campo e reduzir erros, objetivando o aumento da credibilidade dos monitoramentos além de reduzir custos quanto ao consumo de papel e aproveitar melhor as horas/homens, para tanto, foi criado um aplicativo mobile para a plataforma Android através da ferramenta APP Inventor 2 desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), disponível on line em http://ai2.appinventor.mit.edu.

Relevância

Atualmente, o uso de aparelhos eletrônicos que utilizam a plataforma Android está cada vez mais comum, fornecendo a seus usuários um mundo de possibilidades, tais como acesso à internet, a sistemas bancários, apresentações, vídeos e fotos de boa qualidade, em dispositivos leves que cabem no bolso. Diante desta oportunidade e compreendendo a crise que o Brasil está vivendo nos últimos anos, buscou-se uma plataforma gratuita para desenvolver um aplicativo que contemplasse a metodologia de trabalho já utilizada no Setor de Meio Ambiente da Transnordestina Logística e que compreendesse as limitações encontradas no monitoramento de campo, tais como, falta de sinal telefônico e acesso à internet, bem como, a importância de um aplicativo que não consumisse muito espaço nos aparelhos e fornecesse uma interface para o registro fotográfico. Desta forma, o aplicativo foi desenvolvido atendendo aos anseios impostos pelas características do trecho monitorado da ferrovia, fornecendo ao analista o enquadramento do cenário monitorado, aprovisionando em campo, uma análise preliminar do que está sendo estudado, extinguindo o consumo de papel em campo e reduzindo significativamente erros de preenchimento e de sistematização das informações, além disso, houve uma redução pela metade do tempo de coleta e tratamento dos dados e, consequentemente, redução do esforço de trabalho utilizando a mão de obra especializada em outras atividades prioritárias.

Descrição

O aplicativo titulado de “Monitoramentos” foi desenvolvido através da plataforma APP Inventor 2 do MIT, disponibilizando ao usuário uma interface amigável para o desenvolvimento do layout e a programação que é realizada em blocos que são encaixados permitindo o desenvolvimento da lógica de programação. O sistema possui 5 abas, uma para cada tipo de monitoramento (Passagem de fauna, Erosivos, Recuperação de Taludes, Área de preservação permanente e Jazidas) utilizando as metodologias já apresentadas aos órgãos ambientais fiscalizadores. A programação foi desenvolvida para evitar erros durante o preenchimento, de forma que, se o analista esquecer qualquer um dos itens das perguntas, o mesmo será avisado do não preenchimento, garantindo assim, maior confiabilidade da campanha. Consumindo menos de 15 MB instalado, o aplicativo não necessita de comunicação com a internet, tendo suas informações coletadas armazenadas com a extensão .txt em pasta específica, os arquivos tem suas informações separadas por “;” (ponto-e-vírgula) que são facilmente exportados para o Excel. Além disso, é possível acionar a câmera do dispositivo e as fotos são salvas com o nome estabelecido pelo app, evitando que sejam confundidas entre si. Por não pesar, os arquivos podem ser enviados facilmente por e-mail, garantindo um backup leve das informações. Foram utilizados mais de 3300 blocos para desenvolver a sistema, fazendo uso de componentes como listas suspensas, caixas de texto, caixa de seleção, componentes de armazenamento como o TinyDB e componente de sensor de localização usado para fornecer os dados de localização em coordenadas decimais.

 

Fernando Henrique Ribeiro Holanda – TransNordestina

 

Apresentação

Artigo