23
ago
T33 – Gerenciamento do ciclo de vida das falhas – Sala 3
14:00 até 14:40
23/08/18

Sala 1

T33 – Gerenciamento do ciclo de vida das falhas

Objetivo

Definir o processo de gerenciamento de ocorrências relacionadas ao funcionamento dos sistemas e equipamentos, que podem incorrer em falhas e consequentemente impacto operacional. Com isto, será possível gerenciar custos, riscos e desempenho, objetivando a confiabilidade e a segurança.

Relevância

Com o Gerenciamento do Ciclo de Vida da Falha, é possível aumentar a disponibilidade sistêmica e com isso, otimizar os processos de manutenção, engenharia, planejamento de estoque, riscos e operação, de modo a reduzir custos, e otimizar esforços de mão-de-obra.

Descrição

A aplicação do Gerenciamento do Ciclo de Vida da Falha (FLC), permite encontrar soluções de prevenção e prescrição para as falhas, em todos os momentos de ocorrência em um ciclo de tempo definido. Entendemos que as falhas seguem um ciclo de vida definido no tempo, que se divide em: 1) Pré-falha – Antes da falha acontecer; 2) Vida madura – O problema já existe, mas ainda sem impactos; 3) Falha póstuma – A falha já ocorreu, materializando seus impactos. Este trabalho apresentará para cada fase da vida de uma falha, os processos de tratamento específico e como esses processos se relacionam, trazendo ganhos de Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenabilidade e Safety (RAMS), reduzindo riscos, melhorando a logística e os planejamentos de manutenção e estoque.

Notas

FLC – Failure Life Cycle

 

Filipe De Araujo Serpa – Metrô Rio

Apresentação

Artigo