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T32 – Detectores de impacto de rodas: defeitos superficiais em rodas de locomotivas e suas causas – Sala 2′
14:00 até 14:40
23/08/18

Sala 2

T32 – Detectores de impacto de rodas: defeitos superficiais em rodas de locomotivas e suas causas

Objetivo

Determinar os mecanismos geradores e as causas do elevado número de locomotivas bloqueadas nos Detectores de Impacto de Rodas instalados em Way Sides no Corredor Centro Sudeste da VLi e malha da ferrovia Rumo logística, ambos localizados no estado de São Paulo.

Relevância

O problema é relevante primeiramente pela questão da segurança operacional, uma vez que impactos elevados de rodas de veículos ferroviários contra a via férrea podem ocasionar em fratura de trilhos que podem por sua vez causar acidentes ferroviários onerosos, com riscos à segurança das comunidades por onde a Ferrovia passa. Em segundo lugar o tratamento de locomotivas detectadas nos way sides de impacto de rodas implica diretamente na redução de disponibilidade e aumento significativo nos custos de manutenção.

Descrição

O aumento do fluxo do transporte em ferrovias além do aumento das cargas envolvidas trouxe riscos operacionais significativos. Para prevenir acidentes, preservar trilhos e ativos ferroviários várias tecnologias de monitoramento de veículos foram desenvolvidas nas últimas décadas. Entre essas tecnologias se destacam os Way Sides que entre outros fatores, detectam de impacto de rodas. Esses equipamentos monitoram a intensidade das cargas aplicadas pelas rodas de locomotivas e vagões que causam altas forças de impacto. Esses eventos são ocasionados por defeitos superficiais nas superfícies de rodagem das rodas dos veículos. Esse estudo permitiu identificar os mecanismos geradores desses defeitos superficiais possibilitando o tratamento e a gestão das causas fundamentais pela área de Planejamento e Controle da Manutenção – PCM. Entre as causas identificadas estão em primeiro lugar problemas relacionados com a aplicação de freios e em menor número problemas de Fadiga de Contato de Rolamento (Rolling Contact Fatigue – RCF)

Notas

Foi realizada uma extensa pesquisa da literatura disponível sobre o assunto, foram realizados ensaios metalográficos em rodas de locomotivas com defeitos superficiais, foi realizada uma peritagem de rodas com defeitos superficiais, a telemetria e registradores de dados presentes nas locomotivas foram muito utilizados para identificação do fenômeno e trens foram acompanhados para identificação de problemas operacionais. Houve uma redução significativa na quantidade de impactos registrados nos detectores após a implementação do plano de ação elaborado em conjunto a Engenharia de Operações

Paulo Cesar Galdino Felix – VLI

 

Apresentação