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T22 – Metrô de São Paulo como agente de acesso à educação: um estudo exploratório em universidades privadas – Sala 1
09:40 até 10:20
23/08/18

Sala 1

T22 – Metrô de São Paulo como agente de acesso à educação: um estudo exploratório em universidades privadas

Objetivo

Este estudo tem por objetivo investigar a influência que o transporte público, particularmente o metroviário, pode exercer na escolha dos estudantes universitários de escolas privadas quando decidem ingressar em uma instituição para obter a formação em nível superior. Pretende ainda mostrar como o Metrô torna-se um agente de acesso à educação e, por consequência, provedor de mobilidade e inclusão.

Relevância

As grandes cidades, em particular a cidade de São Paulo, possuem uma significativa população de média e baixa renda que enfrentam dificuldades perceptíveis para se deslocar ao trabalho, lazer, educação e outros fatores essenciais para a cidadania devido às dificuldades de mobilidade que estão presentes no cotidiano dos aglomerados urbanos. Ao empreender esta investigação pretende-se abordar a questão dos motivos de viagem e do acesso à educação, visando assim, mostrar como o Metrô de São Paulo influencia, a partir de sua malha, na escolha dos estudantes por uma ou outra instituição. A pesquisa mostra-se relevante ao esclarecer por meio de coleta e análise de dados se o Metrô e a facilidade de acesso são decisivos para o opção por uma instituição de ensino contribuindo para o debate sobre o papel do transporte e a sua função essencial para a gerar benefícios para a coletividade.

Desccrição

O transporte coletivo é vital para a melhoria da qualidade de vida das populações, uso do solo, democratização do acesso à educação e ao trabalho, incorporando a dimensão social da mobilidade urbana. O incremento da oferta de transporte pode melhorar a qualidade do serviço para as populações com renda inferior e mediana, segundo estudos do Banco Mundial (2003), e oferecer-lhes mais opções de residência, emprego e ensino. O acesso consiste em captar as populações que estão distantes da região onde existe uma maior oferta de trabalho e instituições de ensino, entre outras necessidades, por meio de um transporte de massa a preços acessíveis e com qualidade, provendo mobilidade de forma a produzir mudanças positivas na vida dessas pessoas. Nesta abordagem, a partir da utilização de um questionário “on line” e de uma análise estatística dos dados coletados será possível identificar as percepções dos estudantes de escolas privadas do ensino superior sobre o papel do transporte no acesso à educação, mais especificamente, a importância do modal Metrô neste quesito. Esta pesquisa será realizada de forma a dialogar com os estudos existentes sobre mobilidade e acesso ao ensino superior e assim dar subsídios para e elaboração deste artigo técnico.

 

Diamantino Augusto Sardinha Neto – Metrô SP

 

Apresentação

Artigo