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T19 – Novas competências da liderança frente aos desafios do Metrô – Sala 1
09:00 até 09:40
23/08/18

Sala 1

T19 – Novas competências da liderança frente aos desafios do Metrô

Objetivo

O objetivo deste trabalho é apresentar as NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ, elaborado para subsidiar os diversos processos na gestão de pessoas e melhoria do resultado empresarial.

Relevância

A aceleração das inovações tecnológicas, a globalização da economia e a agilização das comunicações têm resultado em significativa turbulência no ambiente empresarial exigindo das organizações revisar suas estratégias de negócios e formas de organização do trabalho, assim como as levando a necessitarem de profissionais cada vez mais qualificados, dotada de competências variadas e comprometida com as diretrizes da empresa. Para se adequar a essa nova realidade a Direção do Metrô, juntamente com a GRH, entenderam ser o momento adequado para revisitar as competências em sincronia com o Planejamento Estratégico, Cultura, Missão, Visão e Valores do Metrô, em prol de uma gestão por competência moderna e objetiva, que ajude os Líderes da empresa a estruturar de forma eficiente as respostas aos novos desafios da era do conhecimento e da globalização, em especial dentro do segmento de transporte público.

Descrição

A problemática Liderar em um mundo complexo e mutante e ter respostas adequadas para cada novo desafio faz-se necessário à revisão constante das competências da Liderança, para possibilitar o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, fator vital para a sobrevivência da empresa. O processo desenvolvido As NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ foram identificadas no segundo semestre de 2017, num trabalho realizado junto à alta direção e representantes de diversas áreas da Companhia, alinhado ao Planejamento Estratégico, Cultura, Missão, Visão e Valores do Metrô, resultando na identificação e elaboração das competências essenciais e organizacionais da empresa. Resultados obtidos Identificação das competências Essenciais da Companhia ( a marca registrada do Metrô) :  Atitude de Dono  Excelência em Transportes Identificação das Competências Organizacionais da Liderança (estratificada da competência essencial. É dinâmica/mutável ao longo do tempo, conforme os objetivos da empresa são estabelecidos):  Gestão Estratégica  Gestão de Pessoas  Inovação  Compromisso com a Empresa. Identificação dos Comportamentos Observáveis para cada nível de cargo. Possibilidade de um mesmo referencial (competências) para o sistema integrado em gestão de pessoas (Avaliação de Desempenho, Mapeamento de Potencial, Aceleração do Desenvolvimento, Sucessão, Treinamento, Desenvolvimento da Liderança, Engajamento, entre outros). Declaração: “Declaramos que o presente trabalho é inédito, não tendo sido publicado em livros, revistas especializadas ou na imprensa em geral.”

 

Sandra Regina Morales – Metrô SP

 

Apresentação

Artigo