22
ago
T13 – Linha 5-Lilás: mobilidade e inclusão social – Sala 2
15:40 até 16:20
22/08/18

Sala 2

T13 – Linha 5-Lilás: mobilidade e inclusão social

Objetivo

Este estudo tem por objetivo investigar a Linha 5-Lilás enquanto agente de mobilidade e inclusão social a partir da oferta de um transporte de massa para a Zona Sul de São Paulo, para mostrar como o Metrô atua como facilitador de acesso ao trabalho, educação, saúde e lazer, por consequência, sua vocação para a inclusão.

Relevância

As grandes cidades, em particular a cidade de São Paulo, possuem uma significativa população de baixa renda que enfrenta dificuldades perceptíveis para o acesso ao trabalho, lazer, educação e outros fatores essenciais para a cidadania. Ao empreender esta pesquisa busca-se apresentar dados que permitam mostrar a relevância que a Linha 5-Lilás possui para a população que utiliza o transporte público e aos que passam a ter esta opção a partir da continuidade das obras desta linha. Pretende ainda discutir o papel da mobilidade na inclusão dos menos favorecidos e o desenvolvimento urbano da região atendida pela Linha 5-Lilás.

Descrição

O Metrô de São Paulo exerce um papel determinante na melhoria de qualidade de vida, na modernização da cidade bem como na inclusão social de seus habitantes. Como afirmou o governador Serra em 2008: “a extensão da Linha 5 é inclusão social”. Considerada pela Companhia do Metrô uma “linha social”, com sua construção iniciada a partir da periferia, a Linha 5-Lilás tem seu pátio localizado no Bairro do Capão Redondo, no extremo sudoeste da cidade. A região é considerada uma das mais carentes do município, tendo crescido a partir dos anos 60 sem nenhum tipo de planejamento, ao mesmo tempo em que casas, ruas e vilas eram construídas. Deste modo, neste estudo abordaremos os aspectos da atual Linha 5-Lilás a partir de pesquisa bibliográfica e documental de fontes como: Companhia do Metropolitano de São Paulo, CPTM entre outras. O artigo apresentará a discussão sobre o tema mobilidade e inclusão, o papel da Linha 5 no desenvolvimento da Zona Sul da Cidade de São Paulo e a relevância do Metrô para a transformação da cidade

 

Diamantino Augusto Sardinha Neto – Metrô SP

 

Apresentação