22
ago
T08 – Implantação de portal colaborativo aplicado a sistema integrado de gestão: case Supervia – Sala 3
11:20 até 12:00
22/08/18

Sala 3

T08 – Implantação de portal colaborativo aplicado a sistema integrado de gestão: case Supervia

Objetivo

A implantação de um Sistema Integrado de Gestão – SIG (também conhecido como ERP) passa pela implantação de um sistema de informação que integre todos os dados, processos e metas da organização em uma única solução. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um Portal SIG em plataforma colaborativa de fácil acesso, permitindo a sistematização da metodologia de execução de tarefas, garantindo a previsibilidade dos resultados e definindo como o PDCA é girado na gestão da rotina e das melhorias do sistema ferroviário.

Relevância

Em um sistema ferroviário, a padronização deve ser entendida como uma ferramenta fundamental para a garantia da qualidade dos produtos e serviços que a operadora fornece a seus passageiros. Na execução de qualquer atividade é obrigatório ter o conhecimento sobre o Mapa de Processo referente ao serviço, bem como Instrução de Serviço e outros documentos associados à tarefa. Deste modo, surge a necessidade de manter estes documentos de modo legível, prontamente identificáveis, recuperáveis e de fácil acesso, para permitir o controle das anomalias e não-conformidades.

Descrição

O SIG – Sistema Integrado de Gestão – é o método utilizado pela Diretoria de Operações da SuperVia para gerenciar suas atividades de rotina e prover melhorias em seus processos. Além disto, a implantação do SIG também engloba o mapeamento e descrição de todas as atividades da diretoria, a criação de indicadores de performance, a realização de auditorias, o acompanhamento das metas e planos de ação, entre outros. Para facilitar a implantação deste processo, foi desenvolvido o Portal SIG, que organiza e concentra a documentação de todas as áreas da Diretoria em local de fácil acesso na Intranet da empresa. O Portal SIG foi desenvolvido internamente e sem nenhum custo de implantação, tendo como base a ferramenta DokuWiki, um software PHP livre de código aberto e fácil instalação. Por se tratar de uma interface wiki colaborativa, o sistema foi desenvolvido de modo que todos os integrantes podem visualizar e editar a documentação, uma vez possuindo as permissões de acesso. Deste modo, foi possível realizar o mapeamento e padronização das atividades, com ganhos no nivelamento do conhecimento, aumento da produtividade e melhoria na gestão das áreas.

Pedro Paulo Silva de Souza – SuperVia

 

Apresentação

Artigo