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T05 – Sistema gestão ambiental nas oficinas e abrigos do material rodante – Sala 2
10:40 até 11:20
22/08/18

Sala 2

T05 – Sistema gestão ambiental nas oficinas e abrigos do material rodante

Objetivo

Implantação e aplicação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nos Abrigos e Oficinas de Manutenção do Material Rodante seguindo as orientações da Norma ISO 14001 através de diversas ações focadas na preservação do meio ambiente, na melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador. As ações focaram a redução do consumo de energia elétrica, água, matérias-primas e insumos, reciclagem de resíduos, redução de poluição do ar e sonora, etc. Os resultados e experiências serão compartilhadas como boas práticas a serem adotadas pelas diversas equipes de manutenção.

Relevância

Toda atividade destinada a preservação do meio ambiente, conscientização e melhor utilização dos recursos naturais são de maior importância para a sustentabilidade urbana, principalmente nas grandes cidades. O setor metroferroviário é exemplo de excelência e qualidade na prestação de serviços e também na preocupação com os impactos causados ao meio ambiente, atuando de forma consciente na diminuição e redução dos riscos ambientais, contribuindo com o progresso e prosperidade das gerações futuras.

Descrição

Através da metodologia PDCA foi identificado os pontos críticos de todo o processo nas atividades da manutenção. Foi estabelecido as ações, os níveis de complexidade e os focos: ÁGUA; RECURSOS NATURAIS; AR; SAÚDE DO TRABALHADOR; SOLO. Inicialmente ações simples, com o objetivo de economizar água, energia elétrica e recursos. • As estufas elétricas para secagem de motores e demais equipamentos, somente permanecem ligadas à noite, minimizando demanda. • Conscientização dos empregados na economia de recursos. Os colaboradores passaram a contribuir com o desligamento da iluminação nos ambientes sem atividade, no intervalo das refeições e ao fim do expediente. • Utilização de solução com água e sal para a inutilização de rolamentos condenados. Por questões de segurança, todos os rolamentos condenados devem ser inutilizados, evitando reaproveitamento e falsificação de marcas renomadas. Assim, os rolamentos eram cortados com solda oxiacetileno o que gerava poluição do ar, gastos no consumo de cilindros de oxigênio e de acetileno, além do trabalho do soldador. Hoje o rolamento avariado é banhado com a solução que acelera a oxidação do rolamento, após um mês, o rolamento fica inutilizado, sendo destinado como sucata de aço inservível. Em paralelo, feito investimento na aquisição de materiais para o desenvolvimento de ações de média complexidade. • Troca de mais de 50 telhas de fibrocimento por telhas transparentes melhorando a iluminação natural. • Substituição de torneiras convencionais por torneiras temporizadas nos banheiros locais. • Aquisição de 20 conjuntos com cesto de lixo reciclável identificados por tipo e cores. Foram instalados nas Oficinas e Abrigos, onde os empregados identificam e descartam o tipo de lixo reciclável. • Instalação de 7 caçambas nas lixeiras externas dos Abrigos para coleta dos lixos recicláveis acumulados. Cooperativas conveniadas coletam por mês, aproximadamente 20 m³ de lixo reciclável. • Aquisição de 8 reservatórios de 5 m³ para captação e reaproveitamento de água de chuva na lavagem de pisos, nas máquinas industriais de lavagem de peças. São economizados mais de 30 m³ mensais de água. • Aquisição de paletes plásticos de contenção para tambores de 200 litros em utilização, evitando contaminação do solo. Por fim, já monitorando as ações de fácil e média complexidade, foi colocado em prática as ações que demandaram maior tempo de execução ou complexidade. • Implantação da ETE – Estação de Tratamento de Efluentes. A ETE capta água utilizada nos processos de lavagem de equipamentos e peças, além de receber a água utilizada nas cabines de pintura. O sistema separa o particulado sólido da água utilizada. • Contratação de empresa externa para fornecimento de toalhas recicláveis utilizadas nas manutenções. Anteriormente eram utilizadas estopas e panos para limpeza que eram descartadas como produto contaminado, gerando grande lixo residual. • Criação e implantação da Sala de Testes de Geradores. Durante os testes realizados dentro da Oficina a poluição sonora ultrapassava os 100 dB, exigindo utilização de protetores de ouvido por todos empregados. Foi construída uma sala acústica de testes, com teto retrátil para receber estes grandes equipamentos transportados por pontes rolantes, reduzindo a poluição sonora. • Implantação da Nova ETAR – Estação de Tratamento de Água de Reuso. Foi instalada uma nova estação de tratamento de água na Oficina com capacidade de 800 L/h atende a lavagem de motores de tração. Seu diferencial é o sistema de reaproveitamento da água. O monitoramento e gestão das ações são constantes, sempre que necessário são aplicadas intervenções e melhorias nestes processos.

Notas

Este projeto nasceu da necessidade de visualização dos painéis em locais diferentes que a Sala do Centro de Controle Operacional, funcionando em uma rede operacional segregada da rede corporativa da companhia. A captura das imagens é feita em intervalos de cinco segundos e transferidas a um servidor que possibilita acesso via firewall à rede corporativa. Para simplificar a distribuição dessa imagem foi criada uma estrutura Web que facilitaria o acesso às imagens, posto que bastaria um navegador para que isso fosse possível. Logo no inicio dos trabalhos foi percebido a grande ferramenta de análise que estaria disponível se fossem armazenadas as imagens para posterior visualização. Foram criadas estruturas de segurança e visualização, bem como ferramentas para amostragem das imagens gravadas (“playback”), todas rodando em ambientes Web. Atualmente, esse projeto tem usuários em diversas áreas da companhia, como por exemplo: – Operação: treinamento, alocação de operadores de trens, pesquisa de Incidentes Notáveis; – Manutenção: pesquisa de falhas; – Segurança: localização dos trens, acompanhamento de ocorrências; – Engenharia: pesquisa de problemas, analise de ocorrências; – Contratos: acompanhamento de trens com publicidade; – Alta gestão: informação. No atual estágio de desenvolvimento, é possível colocar qualquer nova fonte de imagem no sistema, dependendo apenas da captura e da necessidade de armazenamento, que aumenta com a complexidade das imagens.

Daniel Cavalcanti De Albuquerque – CPTM – COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS

 

Apresentação

Artigo