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T04 – Modelagem de baterias chumbo-ácido em aplicações ferroviárias via otimização por BIG DATA – Sala 3
09:40 até 10:20
22/08/18

Sala 3

T04 – Modelagem de baterias chumbo-ácido em aplicações ferroviárias via otimização por BIG DATA
Arthur Filgueiras De Oliveira – MRS Logística

Objetivo

Neste trabalho, são realizadas simulações a partir da extração dos parâmetros de baterias ferroviárias de chumbo-ácidas, com o principal objetivo de se determinar previsões sobre o limite de tempo máximo que o sistema poderá ser estressado durante o processo de descarga sem comprometer as operações da locomotiva.

Relevância

Relevância moderada quanto à compreensão da eficiência energética de locomotivas e gestão de baterias tracionárias.

Descrição

Este trabalho, via análise de Big Data, apresenta um estudo sobre previsões em diferentes cenários de operação, utilizando um trimestre de dados de telemetria de uma locomotiva em operação no processo de parametrização. O método empregado na modelagem permite a extração dos parâmetros de impedância interna de um circuito elétrico equivalente que representa as reações químicas e o dinamismo de baterias de chumbo-ácido. Além disso, também permite a elaboração da análise de probabilidade por simulação de Monte Carlo dos dados levantados de acordo com o estado de carga inicial da bateria analisada. A obtenção dos resultados é realizada por meio de otimização via algoritmos genéticos, utilizando informações de estado de carga inicial, capacidade de carga, temperatura, tensão e corrente terminais como entrada do sistema através do software MATLAB®. A comparação de desempenho e de precisão entre os dados simulados e os dados reais de operação permitem verificar o modelo.

Notas

Sistemas Elétricos de Potência, Baterias Chumbo-Ácido, Parametrização de Baterias Ferroviárias, Otimização por Algoritmos Genéticos via Análise de Big Data, Análise de Probabilidade, Simulação de Monte Carlo.

Arthur Filgueiras De Oliveira – MRS Logística

Apresentação

Artigo