fbpx

ANPTrilhos e CBTU entregam 5° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários na abertura da Semana de Tecnologia Metroferroviária

Prêmio contou com 15 trabalhos finalistas, divididos nas três categorias. Cada vencedor recebeu R$ 5 mil. Entraga aconteceu na abertura da Semana, ontem (terça-feira, 21)

 

Os vencedores do 5° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU foram homenageados nesta 3ª feira (21/08), na cerimônia de abertura da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, ontem (terça-feira, 21). O presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores; o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Alcione Soares Menezes Filho; o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Pedro Machado; e o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, realizaram a entrega do Prêmio.

O 5° Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários contou com 15 trabalhos finalistas, divididos nas três categorias. Todos os indicados foram contemplados com troféus e certificados e os vencedores, em cada uma das categorias, também receberam um prêmio de R$ 5 mil. “O prêmio nasceu a partir de um concurso de monografia da CBTU, que foi aprimorado pela ANPTrilhos e CBTU com o intuito de incentivar a produção técnica e o intercâmbio tecnológico no setor metroferroviário. O Prêmio é uma importante ferramenta de incentivo às inovações para o desenvolvimento do nosso setor”, destacou o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, na cerimônia.

O artigo técnico “Maglev Metropolitano – Cidades do Projeto Piloto”, de autoria de Eduardo Gonçalves David, da Kling David Consultores, foi o artigo vencedor da Categoria 1. Segundo Eduardo, este é um projeto que reduz custos na implantação de metrôs. “Recebo este Prêmio com uma alegria muito grande. Pesquiso levitação magnética há 10 anos, fui morar na Alemanha para estudar isso e agora pretendo reativar este projeto”, afirmou.

Na Categoria 2, a vencedora foi Sheila Aldecoa Piai, juntamente com o coautor Leandro Kojima, ambos funcionários do Metrô de São Paulo, com o trabalho “Compras Sustentáveis: O Papel do Estado como Impulsionador de Mudanças no Mercado”. A vencedora se disse muito gratificada pelo Prêmio: “A satisfação é imensa, é muito legal ter um trabalho reconhecido dessa maneira.”

Já na Categoria 3, o artigo técnico vencedor foi “Aplicação de Sensores de Vibração de Ruído nos Trilhos para Detecção de danos em Rodas Ferroviárias”, de autoria de Francisco José Freitas Lopes, empregado da CBTU Belo Horizonte. “Para mim é uma grande honra estar aqui, primeiro em ter sido o finalista e depois de sair vencedor”, comemora Francisco, que contou estar muito feliz com a premiação.

O diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da CBTU, Alcione Menezes Filho, representou o diretor-presidente da Companhia, José Marques de Lima. “Esse Prêmio, com tantos trabalhos técnicos de excelência, nos motiva a lutar e trabalhar cada vez mais pelo transporte sob trilhos. E é por este motivo que a CBTU vem se dedicando ao Prêmio, em parceria com a ANPTrilhos, incentivando trabalhos e pesquisas. Então, me sinto gratificado de estar aqui hoje, premiando esses profissionais que fazem a diferença”, destacou.

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado, salientou a participação da instituição no Prêmio de Tecnologi.: “A AEAMESP já tinha um congresso, que apresentava trabalhos técnicos, mas com essa parceria com a ANPTrilhos e a CBTU, todo esse processo foi aprimorado e desenvolvido, o que resulta no incentivo aos profissionais do setor e um canal de aprimoramento e desenvolvimento de ideias.”

Confira a lista de todos os trabalhos finalistas do 5º Prêmio ANPTrilhos – CBTU, por categoria:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço:

Nome do Artigo Autores
AVALIAÇÃO DE UMA NOVA LINHA PARA O SISTEMA METROVIÁRIO EM BELO HORIZONTE SOB A ÓTICA DE CAPACIDADE E DEMANDA Raphael Bruno Alves Teixeira
ALTERNATIVA PARA COMPARTILHAMENTO DE FAIXA DE DOMÍNIO NO PROJETO DA FERROVIA EF-118 RIO-VITÓRIA Pedro Paulo Silva De Souza
METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVADAS. Diamantino Augusto Sardinha Neto
Denise Porto Neves
Fabio Goncalves Cavalcanti
MAGLEV METROPOLITANO – CIDADES DO PROJETO PILOTO Eduardo Gonçalves David
ESTAÇÃO ITAQUERA: DILEMAS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES ESPACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO Yara C L Baiardi
Angélica B. T. Alvim

 

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional:

Nome do Artigo Autores
INOVATONA – 1ª MARATONA DE DESAFIOS E INOVAÇÃO DA GERENCIA DE MANUTENÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO Reinaldo Teixeira Nappo
Sérgio Luís Silva
SUBSTITUIÇÃO DE EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO POR EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS, COM CONTRATAÇÃO PELO MAIOR RETORNO ECONÔMICO UTILIZANDO-SE REGRAMENTO DA LEI DAS ESTATAIS (LEI 13303/2016) Felipe David Rocha de Almeida
Guilherme Lopes Soledade
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA Mauricio Caetano de Mello
Renata Twardowsky Ramalho
IMPLANTAÇÃO DE PORTAL COLABORATIVO APLICADO A SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: CASE SUPERVIA Amanda Braga da Silva
Pedro Paulo Silva De Souza
COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO Sheila Aldecoa Piai
Leandro Kojima

 

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte:

Nome do Artigo Autores
APLICAÇÃO DE SENSORES DE VIBRAÇÃO E RUÍDO NOS TRILHOS PARA DETECÇÃO DE DANOS EM RODAS FERROVIÁRIAS Francisco José Freitas Lopes
MODELAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO EM APLICAÇÕES FERROVIÁRIAS VIA OTIMIZAÇÃO POR BIG DATA Arthur Filgueiras de Oliveira
MANUTENÇÃO BASEADA EM CONDIÇÃO: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DOS FUSÍVEIS DE SAPATA COLETORA DE TERCEIRO TRILHO NOS TRENS DO METRÔ-SP Wilson Lopes Menezes
Fernando Sampaio
Lucas Pinotti Candeloro
O GERENCIAMENTO DO ATRITO NO METRÔ RIO Henrique Carou Costa
ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE PAINÉIS DE AÇO EM VAGÕES Jean Carlo Tavares

 

Sobre a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 24ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 21 a 24 de agosto. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. Conheça a programação no site: semanadetecnologia.com.br/24semana/.

Sobre a AEAMESP – A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), fundada em 14 de setembro de 1990‏, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

 

Informações à Imprensa:

Via Brasil Comunicação

Ana Lúcia Lopes – ana@viabrasilcomunicacao.com.br

Marco Barone – contato@viabrasilcomunicacao.com.br

Telefone: (11) 98655-5258